segunda-feira, 23 de abril de 2012

CBH Mogi/Pardo desenvolve ações de educação ambiental com crianças e adolescentes na Fazenda Lambari


 Nos dias 19 e 20 de abril, o CBH Mogi/Pardo desenvolveu atividades educativas com crianças e adolescentes na Fazenda Lambari, em Poços de Caldas. Na quinta-feira (19), a equipe formada por representantes do Comitê, do Coletivo Corrente Cultural e da ONG Planeta Solidário, chegou ao Centro Cultural e Educacional da Fazenda Lambari, onde foi realizado o bate-papo “Olhares sobre a bacia dos rios Mogi-Guaçu e Pardo”, abordando a questão da preservação da água no contexto de bacias hidrográficas, da cidadania para a gestão das águas, da participação social em comitês de bacia, entre outros assuntos.  Os alunos do Centro Cultural tiveram acesso a mapas da bacia hidrográfica onde estão inseridos (Bacia do Rio das Antas), e puderam debater sobre as questões relativas aos recursos hídricos daquela localidade.

Na sexta-feira (20), foi a vez dos alunos do 6º ano da Escola Municipal José Avelino de Melo, também na Fazenda Lambari, que assistiram a vídeos e apresentações de caráter ambiental, aprenderam um pouco mais sobre o conceito de bacia hidrográfica e como eles podem ser cidadãos atuantes na gestão de suas águas. Foram desenvolvidas dinâmicas e atividades em grupo, de sensibilização para a importância do cuidado para com os recursos hídricos e como a sociedade pode participar ativamente da gestão de suas águas. “Cada um de nós é responsável por cuidar dos nossos rios. Nós estamos tentando fazer nossa parte”, afirma Wellington, de 11 anos, morador da Comunidade Rural Córrego D´Antas, localizada à beira do Rio Lambari.

As crianças dessa região vivem em seu dia-a-dia, a realidade do contato direto com rios, córregos e nascentes. A atividade, sem dúvida, foi uma grande troca de conhecimentos e experiências, onde todos puderam ensinar e aprender um pouco mais sobre as águas da bacia hidrográfica dos rios Mogi-Guaçu e Pardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário