sábado, 12 de maio de 2012

Protocolo de Intenções pela melhoria da qualidade das águas é assinado em Poços de Caldas

Nesta quinta-feira, 10 de maio, foi realizada a Cerimônia de Encerramento do evento “Olhares sobre a bacia dos rios Mogi-Guaçu e Pardo”, que contou com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, da Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Cleide Izabel Pedrosa de Melo, do Presidente do CBH Mogi/Pardo, Antônio Carlos Sales, do Coordenador Regional das Promotorias de Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, Bergson Cardoso Guimarães, de prefeitos e outras autoridades locais de municípios da bacia dos rios Mogi-Guaçu e Pardo, além de representantes de empresas e sociedade civil.

Na cerimônia, houve a assinatura do “Protocolo de Intenções pela melhoria da qualidade das águas da bacia dos rios Mogi-Guaçu e Pardo”. O documento foi assinado entre a SEMAD, IGAM, CBH Mogi/Pardo, ASSEMAE e Prefeituras da bacia. O Protocolo de Intenções marca oficialmente a inclusão do Projeto de Revitalização da bacia dos rios Mogi-Guaçu e Pardo no Plano Plurianual de Ação Governamental do Estado de Minas Gerais (PPAG 2012/2015), e o compromisso de todas as partes envolvidas, em se empenharem no objetivo de melhorar a qualidade ambiental da bacia dos rios Mogi e Pardo.

“Não vamos medir o nosso esforço, assim como o da nossa equipe. Temos trabalhado arduamente para a melhoria da qualidade ambiental do nosso estado”, ressaltou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves.

Até junho deste ano, deverá ser constituído um grupo de trabalho formado por representantes das entidades envolvidas na assinatura do documento, que será responsável pela identificação das formas de viabilização das ações a serem executados. Assinaram o Protocolo de Intenções os municípios de Poços de Caldas, Andradas, Caldas, Campestre, Cabo Verde, Albertina, Arceburgo, Tocos do Mogi, Ipuiúna, Botelhos, Bueno Brandão, Guaxupé e Guaranésia.

“Voltar os olhares para a nossa bacia hidrográfica. Que a ideia central desse evento seja o marco de um novo começo. E que essa ideia se perpetue e alcance toda a nossa sociedade, em todas as esferas. Que essa semente da transformação, lançada aqui hoje, possa germinar e dar bons frutos em favor da nossa bacia hidrográfica e que os resultados se espalhem ao longo do nosso Estado e do nosso país.”, discursa o presidente do CBH Mogi/Pardo Antônio Carlos Sales.

A expectativa geral é de que a assinatura do Protocolo de Intenções, atrelada ao Projeto de Revitalização da bacia dos rios Mogi-Guaçu e Pardo, resulte na Implementação efetiva das metas e diretrizes do Plano Diretor de Recursos Hídricos da bacia e, consequentemente, na melhoria da qualidade e quantidade das águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário